ELEIÇÃO DOS REPRESENTANTES DOS PARTICIPANTES E BENEFICIÁRIOS NA COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO

DO FUNDO DE PENSÕES
 

O apuramento dos resultados da votação realizada no dia 22 de julho de 2021 já se encontra concluído, pelo que os resultados já podem ser consultados aqui.

Contexto


Com as alterações ao Decreto-lei nº 12/2006 introduzidas pela lei nº 147/2015, os representantes dos participantes e beneficiários são designados por eleição direta a realizar entre si.

As Comissões de Acompanhamento constituídas ao abrigo do Decreto-Lei nº 12/2006 e da Norma nº 7/2007 da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões têm um mandato máximo de 3 anos.

De acordo com a legislação atrás referida, os planos de pensões financiados através de fundos de pensões fechados ou adesões coletivas a fundos de pensões abertos, que tenham mais de 100 participantes e beneficiários, têm que ter uma Comissão de Acompanhamento. A Comissão de Acompanhamento é constituída por representantes da empresa e por representantes dos participantes e beneficiários.

Principais funções da Comissão de Acompanhamento


a. Verificar a observância das disposições aplicáveis ao Plano de Pensões e à gestão dos Fundos de Pensões, nomeadamente em matéria:

  • De implementação das políticas de investimento;
  • De realização das contribuições;
  • Do cumprimento, pelas Entidades Gestoras e pela Associada, dos deveres de informação aos participantes e beneficiários;

b. Pronunciar-se sobre as nomeações do atuário responsável pelo Plano de Pensões e, nos fundos de pensões fechados, do revisor oficial de contas, propostos pela entidade gestora;

c. Pronunciar-se sobre propostas de transferência da gestão e de outras alterações relevantes aos Contratos de Adesão coletiva aos Fundos de Pensões Abertos, bem como sobre a extinção dessas adesões ou de uma quota-parte;

d. Formular propostas sobre as matérias referidas na alínea anterior ou outras, sempre que o considere oportuno;

Para além das funções definidas na legislação em vigor, a Comissão de Acompanhamento poderá ter um papel fundamental no sentido de garantir que o Plano de Pensões funciona em todas as vertentes.

 

Calendário Eleitoral

As datas limite para apresentação de Candidaturas e divulgação das listas candidatas sofreram alterações passando, respetivamente, de 18 e 23 de junho para 25 e 29 de junho, conforme corrigido no quadro abaixo:


25 de junho Data limite para apresentação de Candidaturas
29 de junho Divulgação das listas candidatas
08 de julho Disponibilização da votação eletrónica (1ª eleição)
09 de julho Divulgação dos resultados 1ª eleição
22 de julho Disponibilização da votação eletrónica (2ª eleição)
23 de julho Divulgação dos resultados 2ª eleição

Regulamento Fundo Pensões


Para consultar o Contrato Constitutivo do Fundo de Pensões pode utilizar o seguinte link:

Contrato constitutivo em vigor

Informações Úteis /FAQ


Estão disponíveis os seguintes documentos para consulta:

Listas Concorrentes



Lista A - "A competência independente no acompanhamento do nosso fundo de pensões"

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Rita Maria Correia de Araújo Maggiorani Appleton

1.º Efetivo

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André João Oliveira Cardoso

2.º Efetivo


Ver CV

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João Paulo Mourão Serra Abreu Pires

3.º Efetivo


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Pedro Jorge Ferreira Rola

1.º Suplente

Ver CV

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Ramiro Leite Soares de Resende

2.º Suplente


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Alírio Manuel Raposo Ribeiro Fontes

3.º Suplente


Lista B - "O conhecimento e a experiência ao serviço de Todos"

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Fernando Manuel Majer Faria

1.º Efetivo


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João Miguel Pacheco de Sales Luís

2.º Efetivo


Ver CV

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Bárbara Baía de Abreu Almeida Marques

3.º Efetivo

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Joaquim José de Brito Jorge Rocha

1.º Suplente

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Artur Frederico Silva Luna Pais

2.º Suplente

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Isabel Maria dos Santos Raposo

3.º Suplente

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Lista C - "Por todos"

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Celso Nuno Ventura de Sá

1.º Efetivo


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Cristina da Soledade Carvalho de Miranda

2.º Efetivo

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Óscar Manuel Domingues Sales e Silva

3.º Efetivo


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José Miguel da Costa Vieira

1.º Suplente

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António Joaquim da Silva Martins

2.º Suplente

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Carlos Manuel Ferreira da Paz

3.º Suplente

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Votação e Resultados


Votação:

Eleição dos Representantes dos Participantes e Beneficiários na Comissão de Acompanhamento do Fundo de Pensões

Resultados da 1.ª eleição, realizada a 8 de julho:

Eleitores 21833  
Abstenção 20166 92,36%
Votantes 1667 7,64%
Votos em Branco 80 4,80%
LISTA A - A competência independente no acompanhamento do nosso fundo de pensões 570 34,19%
LISTA B - O conhecimento e a experiência ao serviço de Todos 451 27,05%
LISTA C - Por todos 566 33,95%

Resultados da 2.ª eleição, realizada a 22 de julho:

Eleitores 21836  
Abstenção 19278 88,29%
Votantes 2558 11,71%
Votos em Branco 98 3,83%
LISTA A - A competência independente no acompanhamento do nosso fundo de pensões 1007 39,37%
LISTA B - O conhecimento e a experiência ao serviço de Todos 555 21,70%
LISTA C - Por todos 898 35,11%

Desta forma e por aplicação do Método de Hondt, foram eleitos os seguintes candidatos:

Nome Lista Eleito
Rita Maria Correia de Araújo Maggiorani Appleton A Efectivo
Celso Nuno Ventura de Sá C Efectivo
Fernando Manuel Majer Faria B Efectivo

Contactos


Caso necessite de enviar alguma mensagem ou esclarecer alguma dúvida, deverá enviar email para a caixa de correio eletrónico: eleicao.fundopensoesbcp@millenniumbcp.pt.